Injeção Eletrônica

injecao_eletronica

Injeção eletrônica

Hoje iremos falar sobre injeção elétrica, o que é, para que serve, o funcionamento, cuidados e como torna-se um profissional capacitado para trabalhar com sistemas de injeção eletrônica.

O que é Injeção Eletrônica?

Injeção eletrônica é um sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico de um motor de um automóvel.

A rápida evolução dos motores dos automóveis, além de fatores como controle de emissão de poluentes e economia de combustível, o carburador já não supria as necessidades dos novos veículos. Foi então que começaram a ser aprimorados os primeiros sistemas de injeção eletrônica de combustível.

Esse sistema permite um controle mais eficaz da mistura admitida pelo motor, mantendo-a mais próxima da mistura ar/combustível, isso traduz em maior economia de combustível já que o motor trabalha sempre com a mistura adequada e também melhora a performance do motor.

Os sistemas de injeção eletrônica possibilitam:

  • menor emissão de poluentes;

  • maior economia;

  • melhor rendimento do motor;

  • partidas mais rápidas;

  • dispensa utilização do afogador;

  • melhor aproveitamento do combustível.

Funcionamento

Quando se dá a partida no veículo, os pistões do motor sobem e descem e o sensor de rotação sinaliza para a unidade de comando a rotação do motor. No movimento de descida, é produzida no coletor de admissão uma aspiração (vácuo), que aspira ar da atmosfera e passa pelo medidor de fluxo de ar e pela borboleta de aceleração, chegando até os cilindros do motor.

O medidor do fluxo de ar informa à unidade de comando o volume de ar admitido. A unidade de comando, por sua vez, permite que as válvulas de injeção proporcionem a quantidade de combustível ideal para o volume de ar admitido, gerando a relação ar/combustível, chamada de mistura.

Quanto mais adequada a mistura, melhor o rendimento e a economia, com uma menor emissão de gases poluentes. Os sistemas de injeção são constituídos basicamente por sensores e atuadores.

Injeção eletrônica requer cuidados especiais

O sistema de injeção eletrônica requer alguns cuidados especiais, que são dispensáveis nos carros equipados com carburador. Hábitos como dar bombeadas no acelerador ao ligar ou desligar o motor, ou mesmo fazer o carro pegar no tranco, devem ser evitados a qualquer custo. Esses procedimentos provocam um excesso de combustível dentro da câmara de combustão, que aos poucos podem danificar o catalisador, responsável pela "limpeza" dos gases do escapamento lançados na atmosfera.

Torne-se um profissional capacitado para trabalhar com Injeção Eletrônica


apostila_injecaoVimos até aqui a importância dos sistemas de injeção eletrônica, para o carro, para economia combustível e para poluir menos o meio ambiente, mas também que os sistemas de injeção eletrônica são a evolução dos carburadores e que cresce muito no mercado automotivo a necessidade de profissionais capacitados.

O Instituto Universal Brasileiro preparou um curso completo e ensinado de maneira simples e bem ilustrada. O método passo-a-passo é ótimo para você acompanhar cada etapa dos processos, tornando o seu aprendizado muito mais prazeroso.

Super atualizado, o curso ensina todas as últimas inovações do setor, as mais modernas tecnologias, para você ser capaz de atender todos os seus clientes!

Você aprenderá no curso de Injeção Eletrônica:

- Informações Técnicas

- Instrumentos de Medição

- Limpeza do Bico Injetor

- Identificação de Defeitos

- Veículo Flex

- Rede CAM

- Drive by Wire

-Sistemas Sem Cabo de Acelerador

- Analisador de Gases


Para saber mais sobre o Curso de Injeção Eletrônica acesses o site do IUB: www.institutouniversal.com.br

0 comentários:

 
BlogBlogs.Com.Br